Notícia

Tosse e pigarro: sintomas atípicos da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou não é refluxo?
Publicado em 17 de agosto de 2015 - atualizado em 14 de setembro de 2015 às 16:50
Para investigar a frequência de pigarro e tosse e se cada um dessessintomas está ou não positivamente associado ao refluxo gastroesofágico foi realizado um trabalho publicado pelo periódicoJournal of Clinical Gastroenterology. O estudo foi coordenado pelo Dr. Mustafa Abdul-Hussein, da Medical University of South Carolina, em Charleston.

Muitos pacientes encaminhados para o ambulatório de esôfago para avaliação da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) apresentam sintomas atípicos ou extraesofágicos. Com a tentativa de definir se estessintomas estão associados à DRGE, foram revisados estudos ambulatoriais de impedância do pH de 267 pacientes encaminhados para avaliação de possíveis sintomas de DRGE, a partir de janeiro de 2012 a dezembro de 2013. Foi avaliada a frequência de tosse, pigarro e sua associação com um número anormal de episódios de refluxo.

As conclusões mostram que apesar da tosse e do pigarro serem sintomas frequentemente relatados por esses pacientes e muitas vezes considerados possíveis sintomas da DRGE, há uma baixa probabilidade de uma associação objetiva. Esta é ainda menos provável se ambos os sintomas estão presentes. Aqueles pacientes que relataram tosse "excessiva" são menos prováveis de terem uma associação positiva com a DRGE.
Com informações: News Med

Comissões e Núcleos